"Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir as sábias!"

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Adoração com Danças IFB



Concluindo mais um trabalho da faculdade: Adoração com Danças:

            As práticas foram realizadas a princípio no Instituto Federal de Brasília, localizada na L2 Norte em Brasília, endereço SGAN 610 Norte, módulos D, E, F, G Asa Norte, no ano de 2013 quando cursava 5° semestre de Licenciatura em Dança na grade curricular Práticas Integradoras e de Ensino III para alunos do IFB. Em Práticas Integradoras e de Ensino IV foi realizado com a Cia. Adorar.
            A Cia Adorar nasceu de uma transição de grupos da Igreja de Deus em Sobradinho DF em 2003 tinha inicio ao grupo “Gestos de Adoração” que era o grupo de dança da igreja, em 2005 Reginaldo Pereira assume a liderança do grupo e propõe um ambiente mais profissional incentivando assim os membros do grupo a fazerem aulas técnicas de dança para um melhor desenvolver da dança, em 2008 começa-se a trabalhar com teatro e musica também e assim criarmos o que é hoje é a Cia Adorar.


Teatro Dança
Música


             A companhia é composta hoje de Dança –Teatro – Musica composta atualmente por 60 membros entre músicos, bailarinos, atores e cantores, tem 5 DVD’s gravados, apresenta-se e realiza cursos de Adoração com Danças e palestras sobre dança, teatro e musica crista periodicamente em eventos em Brasília e fora de Brasília e também tem uma escola o “Espaço Adorar” onde foram realizadas as praticas.



             O Espaço Adorar, localizado em Sobradinho DF, endereço Quadra 06 Área Especial 02 Ed. Lions (Sub-solo) é uma escola de artes onde também são realizadas algumas atividades da companhia. As práticas foram realizadas aos sábados do dia 22 de março á 31 de maio no período de 14h ás 16h com 21 integrantes da Companhia. Nos dias 18 , 19 e 20 de Abril foram realizadas algumas práticas em momentos de reuniões na Igreja de Deus em Sobradinho DF no Congresso Levanta-te.

               Realizamos alguns exercícios trabalhados em um evento com a participação do grupo Unção de Deus do Rio de Janeiro, durante a apresentação do grupo eram cantadas várias músicas, em vários ritmos diferentes, foi importante para experiência pelo fato de não conhecermos as canções e assim podermos trabalhar a dança sem a influencia da musica, foto que é muito contraditório dentro da dança cristã, pois, é muito valorizado que a dança esteja em sintonia com a letra da música.

                                                       Unção de Deus e Adorar Ballet

Links de vídeos:
Te Exalto (Adoração Livre)
Confia (Colocação de Imagem)
Eu te amo (Sequenciado) Fala Deus (Contato e Livre)


Isabel Coimbra no livro “Dança: movimento em Adoração”, páginas 68 á 76 faz uma sistematização da Adoração com Danças através de exercícios de composição em dança baseados em alguns princípios que foram propostos nos encontros:


Princípio Unidade baseando-se na união de vários fatores como unidade com espaço, com os demais bailarinos com a melodia e letra da canção escolhida posteriormente. Foi realizado então exercícios de improvisação no espaço e em contato, logo em seguida foi proposto continuar tal experimentação em pouco espaço tendo o cuidado com os colegas durante a movimentação até nos últimos encontros começarmos a trabalhar com a música selecionada que foi uma improvisação musical por Ana Paula Valadão com a Música Preciso de Ti.
Princípio da variedade baseando-se em trabalhar formas diferentes de realizar um movimento. Foi proposto através de um texto bíblico criar uma movimentação que expressar-se o texto, logo em seguida deu inicio a experimentação de usar uma movimentação já escolhida por cada bailarino e trabalhara em direção e níveis diferentes.

Chegai-vos a Deus e ELE se chegará a vós outros, purifica as mãos pecados e vós que sois de animo dobro limpai o coração, afligi-vos lamentai e chorai, converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença de deus e ELE vos exaltará. (Bíblia Sagrada NT Tiago 4:7-10) 

Princípio da repetição baseando - se em trabalhar um movimento específico sempre que a canção trouxer um tema em questão. Através de vários encontros e momentos de improvisação chegamos a um movimento que era estar com as mãos fechadas a frente do peito em momentos que expressasse algo voltado para o nosso coração.
Princípio do contraste baseando-se na mudança de dinâmica, ritmo, desenho espacial, velocidade do movimento, níveis, peso, tempo e muitas outras possibilidades. Foi proposto então uma improvisação baseada em uma pessoa como líder de movimentos e algumas filas direcionadas atrás do líder, onde era realizada uma movimentação pelo líder a fila atrás dele realizada a mesma proposta de movimento mais alternando em dinâmica, ritmo, desenho espacial, velocidade do movimento, níveis, peso, tempo e etc. e assim a fila em seguida até termos uma construção de movimento.
Principio da transição está relacionado com a unidade de composição. É um estado que intercala um movimento entra uma circunstância e outra. O processo de transição é sempre delicado e algumas vezes pode ser uma simples respiração que antecede um movimento, dando-lhe uma vida diferente.
Principio da sequencia preocupa-se com a conexão funcional de uma parte temática com outra. Momento em que selecionamos algumas sequências de movimentos criados a partir da improvisação dos colegas e tentamos conectar uma com a outra para assim uma composição coreográfica.
Principio da proporção está relacionado entre as partes da composição de dança. Que já leva então a uma conclusão da composição coreográfica onde selecionamos as repetições e dinâmicas dos movimentos ou até mesmo o número de bailarinos na coreografia.
Princípio do equilíbrio, por sua vez, preocupa-se coma organização dessas partes proporcionais. Ele lida com o arranjo da composição coreográfica considerando, por exemplo, o numero de bailarinos com o espaço disponível, o numero de bailarinos em relação ao numero de bailarinas, bem como no equilíbrio de movimentos de peso firme e movimentos de peso leve, dentre outros.
Princípio da harmonia que se torna a conclusão da composição.

Todos esses princípios foram estudados e experimentados nos dias 22, 29 de março e 05,12 de Abril, dentre ensaios periódicos ao fim de uma estrutura onde estivemos no dia 20 apresentando a composição “Preciso de Ti” na Igreja de Deus em Sobradinho.

                                                               Preciso de Ti ADR Ballet
Assista o vídeo aqui!


              Após o evento voltamos a nossas praticas em desenvolver outras composições partindo desses princípios. É de muita importância observar em tais experiências a individualidade de cada um em suas composições, veem assim marcas de toda trajetória do bailarino em sua memória corporal ao desenvolver movimentos livres, partindo de uma emoção ou estado.
         
Portanto, nos tornamos quem somos somente por vivermos em um determinado país, cidade, família e frequentarmos determinados espaços sociais. Além disso, considerando que somos seres ativos em nossa trajetória de desenvolvimento, a singularidade de cada um é constituída e constitui os contextos nos quais atuamos. Ou seja, aquilo que aprendemos nos modifica e, com nossa mudança, podemos modificar a nossa realidade e a de outras pessoas com as quais convivemos. 
(MARTINELLI, Suselaine Serejo e CLÁUDIO, Luis. Psicologia do Desenvolvimento Aplicada ao Ensino da Dança. P. 81)

             O desenvolvimento de cada integrante a apreciável de vários pontos de vista diferentes, um deles seria o fato de que cada um tem suas memórias técnicas a maioria dos bailarinos da companhia tem seu raiz na dança clássica, desapegar-se ou desconstruir tais movimentos em suas composições é um trabalho difícil. Durante as experimentação foi possível observar a eficácia do trabalho de composição em grupo e trazer assim mais uma vertente para minhas pesquisas em Danças Cristãs.

Um comentário: